domingo, 4 de janeiro de 2015

Vídeos Curitiba Lado B: Todo Roqueiro é Gente Fina - história da banda A Chave



Lançado no final do ano passado, a carta da vez nesta sessão é o vídeo-documentário "Todo Roqueiro é Gente Fina" que conta a história da banda curitibana A Chave, precursora do rock paranaense que ficou em atividade de 1969 a 1979. Para saber mais se ligue na Playlist da Semana #9 com participação da banda.

Yuri Vasselai, diretor e produtor deste doc. acertou a mão em contar a história d'A Chave por meio de depoimentos ricos de histórias que vão desde a antiga banda "Os Jetsons", a escolha do nome, a campanha de lançamento feita através de cartazes com perguntas perturbadoras espalhados pela cidade, como "Você sabe o que é um micróbio gigante?" ou "Você sabe o que é a Chave?", a "Casa Branca" e os shows com diversas bandas pelo Brasil.

Participaram deste documentário genuinamente paranaense: Orlando Azevedo, Carlos Augusto Gaertner, Paulo Teixeira, Luiz H. Groff, Lucas Nieri, Luiz Maurício Carraro o "Miau", Gilberto Nogueira, Luiz Carlini, Judith V. Magalhães a "Juju", Luiz Calanca, Jardel Simões e Marco Antonio Cunha.

Conversamos com o diretor que nos contou mais sobre esse registro.

"Acho que a ideia do  vídeo-documentário surgiu involuntariamente quando descolei uma cópia de um CD Pirata d’a Chave. O único além de um compacto simples, que por acaso vim a comprar só no ano passado. Enfim, escutava aquele pirata umas quatro vezes ao dia e alguns anos após adquirir a tal cópia entrei na faculdade e, já na de cara eu sabia o que queria para o meu trabalho de conclusão de curso: um registro contando a história d’A Chave." explicou Yuri

Yuri também comentou que a maior fonte das histórias d'A Chave era Paulo Juk, ex-integrante da banda e pai de seu grande amigo e parceiro de banda, Rayman Juk. Atualmente Yuri e Rayman formam, juntamente com Marcos Dank e Leonardo Montenegro, a banda Trem Fantasma.

Na realidade, o projeto começou a ser gravado em 2012 mas por causa de um imprevisto, Yuri decidiu engaveta-lo: "Em 2012, começando a gravar o registro, tive um baita imprevisto com uma das fontes. Esse imprevisto me deixou tão fulo da vida, que resolvi largar mão do projeto e viajar por um tempo. Pois bem, voltei em 2014 e consegui retomar tudo outra vez, concretizando toda aquela ideia de cinco anos atrás em menos de 3 meses."

O diretor não deixou de agradecer quem o apoiou durante esta jornada: "Com a ajuda de dois grandes amigos, o Ivan Roccon e Vinícius Antunes, e um super incentivo da minha namorada, Isa Todt, as coisas tomaram um baita rumo de satisfações. Devo muito a essas peças aí!", comentou.

Sem mais delongas, segue abaixo o documentário com cerca de 40 minutos sobre a banda A Chave:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...