segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Food Trucks em Curitiba



Falar sobre Food Trucks em Curitiba ainda é complicado. Em outras palavras, estamos falando de veículos que transportam e vendem comida. Podemos dizer até mesmo que um caminhão de sorvete ou daqueles que vendem comidas congeladas são Food Trucks, mas os mais interessantes mesmo são aqueles que se assemelham a um restaurante sobre rodas.

A sua popularização se deu quando os caminhões alimentícios foram atingidos pelo ‘raio gourmetizador’ e passaram a servir comidas requintadas. Hoje podemos encontrar na cidade hambúrgueres, massas, pizza, comida japonesa e outros lanches.

Em Curitiba, o comércio de comida ambulante é dominado ainda pelos clássicos cachorro-quente (com duas vinas, de preferência), caldo de cana e pipoca (representam 66% do ramo, conforme levantamento do jornal Gazeta do Povo). Os Food Trucks aparecem de forma sutil ainda. O site foodtruckcwb.com.br aponta que existem 14 caminhões de comida na cidade.

Não se tem certeza se o número é exato. Muito provavelmente existem mais Food Trucks por aí e, com mais certeza ainda, a cidade tem potencial para um grande mercado do ramo. Temos regiões de grande circulação de pessoas com poucos restaurantes, como praças, parques e até bairros, como o Centro Cívico.

O futuro, contudo, ainda é incerto, considerando que a cidade ainda não tem legislação sobre o assunto. Na verdade, em decorrência do Decreto Municipal nº 990/2004, no período noturno, que é quando a boêmia da cidade procura lanches rápidos e gostosos para matar aquela larica, somente é permitida a venda de cachorro-quente. Isso mesmo, a lei municipal proíbe a venda de qualquer outro tipo de alimento no período entre as 19h e as 6h.

Pelo que se sabe, os Food Trucks que existem atualmente vêm atuando predominantemente (ou somente) em locais privados (eventos, festas, em parceria com outros estabelecimentos e etc.). Contudo, a Câmara de Vereadores tem em trâmite um projeto de lei que pode ‘dar um gás’ aos Food Trucks, ou então destruí-los e enterrá-los de uma vez por todas.

A lei como apresentada inicialmente pelo vereador Helio Wirbiski nada mais faz do que autorizar o comércio de produtos alimentícios em geral, em via pública. Há apenas um ponto negativo: a proibição da venda de bebidas alcoólicas pelos Food Trucks. Comida boa tem que ser acompanhada de bebida boa, quem não concorda?

Não há nada, porém, que não possa piorar. Quando o projeto de lei foi levado à discussão, o Vereador Chicarelli apresentou uma proposta para modificar a lei, adicionando mais uma proibição: de que os Food Trucks e ambulantes não possam comercializar na zona central de Curitiba. É, a proposta beira o absurdo mesmo. Fica claro existir uma grande força dos donos de estabelecimentos alimentícios exercida sobre alguns vereadores. Não há espaço para a concorrência, mesmo que indireta.
Mas calma, tem mais. A vereadora Julieta Reis apresentou a mais polêmica das emendas. Para ela, os Food Trucks precisam ter ponto comercial e alvará estabelecido há pelo menos três anos. Caso aprovada, poderíamos contar com os dedos de uma mão os Food Trucks que atenderiam o público curitibano.

Mostrou-se um mesquinho jogo de interesses financeiros que visa proteger uma "panelinha" de restaurantes e bares de uma concorrência que sequer interferiria de forma direta. O ramo dos Food Trucks se mostrou muito interessante em diversas capitais pelo mundo.

Em São Paulo, por exemplo, para se ter um Food Truck basta fazer um requerimento de permissão à Prefeitura. Não há qualquer exigência sobrenatural: apenas a existência de espaço físico adequado; atendimento às normas sanitárias e de segurança; apresentação da proposta com qualidade técnica, respeito às condições físicas, e de trânsito, do local de atendimento, basicamente.

Enquanto isso, os Food Trucks continuam difíceis de serem encontrados em Curitiba, entretanto, não podemos deixar de sugerir alguns. Para encontrá-los, basta acompanhar as redes sociais para descobrir a próxima parada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...