segunda-feira, 24 de março de 2014

“Rózà” é uma das estreias nacionais do Festival de Teatro de Curitiba

Umas das estreias nacionais do Festival de Teatro de Curitiba, “Rózà” é um espetáculo multimídia construído a partir das cartas da revolucionária Rosa Luxemburgo escritas, em sua maioria, em prisões alemãs do início do século 20. Nascida na Polônia, judia, militante cosmopolita, dirigente revolucionária, mulher apaixonada, oradora famosa e antimilitarista, Rosa foi brutalmente assassinada em 1919, dias após deixar a prisão e assumir a linha de frente da revolução alemã.

“O que me levou a querer fazer o espetáculo foi ver na figura de Rosa a sua atualidade, uma mulher de hoje e de agora. Rosa Luxemburgo era uma grande revolucionária, um grande espírito e um grande coração. Suas cartas são sublimes, pois nos tocam a alma. Precisamos hoje de seres apaixonados como ela, dessa força feminina sem medo e muita coragem”, define a diretora e atriz Martha Kiss Perrone.

As cartas de Rosa são interpretadas por três atrizes diferentes e trazidas ao público por meio da palavra, do vídeo, do canto e da música na busca de uma relação sutil e particular entre o momento histórico e o contemporâneo. O público é convidado a entrar em um espaço-instalação que reproduz ora uma casa, ora uma prisão, e acompanhar a trajetória desta personagem, compartilhando suas caminhadas e lutas até a sua prisão e morte.



O interesse de Martha pela vida de Rosa é antigo: “Em 2009 fiz um estágio durante um ano no Théâtre du Soleil em Paris e levei comigo uma biografia da Rosa e um cartaz dela com a frase ‘A Liberdade é quase sempre, exclusivamente, a liberdade de quem pensa diferente de nós’”.

“Rózà” é uma peça sobre a paixão de Rosa, conhecida como “Rosa, a vermelha”, mas também sobre a mulher que, como ela mesma diz, “não tem medo e quer tudo”. Nas cartas deixadas por ela, e editadas muitos anos depois, estão as questões encenadas: as paixões e os sonhos de ontem e hoje, aqui, na Alemanha, ou em qualquer lugar onde haja uma mulher sem medo de mudar o mundo.

Martha conta que, no ensaio aberto feito em São Paulo para feministas e militantes do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra, na sua grande maioria homens, o público ficou emocionado com a força das palavras de Rosa. “Será simbólico para nós estrearmos a peça em Curitiba, uma cidade com forte imigração polonesa, país de origem de Rosa”, afirma a diretora.

Serviço:

RÓZÀ
FESTIVAL DE TEATRO DE CURITIBA – MOSTRA 2014
Centro de eventos Sistema Fiep
Dias 1 e 2 de abril – 21h
www.festivaldecuritiba.com.br

Ficha técnica:

Direção: Martha Kiss Perrone e Joana Levi
Coordenação dramaturgia: Martha Kiss Perrone
Pesquisa e colaboração dramatúrgica : Roberto Taddei
Adaptação Cartas de Rosa Luxemburgo: Martha Kiss Perrone e Joana Levi
Atrizes: Lowri Evans, Lucia Bronstein e Martha Kiss Perrone
Criação e operação de vídeo: Marília Scharlach
Direção Musical e Operação de som: Edson Secco
Iluminação: Beto de Faria
Composição música “Canção para Rózà”: Ligiana Costa
Figurinista: Dani Porto
Projeto Gráfico: Carlos Perrone
Direção de Produção: José Renato Fonseca de Almeida
Duração: 100 min.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...