sexta-feira, 8 de abril de 2011

Ivo!



Sexta-feira, quase que de madrugada. As pálpebras ainda respondem mal às batidas do despertador, mas não tem jeito: levantar é a única solução. Baqueado pelo sono, despertei da maneira como nunca desejaria, em frente a uma xícara de café, frente à notícia vinda de minha mãe. “O Ivo morreu”, disse ela. E não era necessário muito mais do que aquilo para entender que, naquela quarta-feira, uma parte da história deste pedaço de chão que insistem em chamar de Paraná havia abandonado a nossa existência.

Ser um mod em Londres na década de 60, ou um punk em Nova
Iorque nos anos 70, era baba. E quando se falou em fazer o tal do “rock ‘n roll” por estas bandas quase que provincianas de Curitiba e afins? Poucos assumiram a bronca. Poucos se dispuseram a abrir os olhos da nossa gente para uma manifestação sócio-musical fortíssima, que mudou a história do homem no século XXI. Ele, Ivo Rodrigues, estava lá.

Estava lá travando com Paulo Leminski uma espécie de simbiose sobrenatural, que renderia a gerações e mais gerações os seus reflexos de genialidade. Ivo e Paulo. Das letras do Blindagem para o coração dos curitibanos, e por que não dos brasileiros de outras partes do país, que também se renderam à genialidade da dupla. É o Ivo do Leminski, Ivo da Blindagem, Ivo da Chave, enfim, o Ivo de toda uma geração que, exatamente há um ano, nos deixava. Cinza 8 de Abril de 2010.

Foi-se o pai do rock ‘n roll paranaense, ficou o seu legado. Gaudério e coxa-branca de 4 costados, Ivo Rodrigues, seja pelo grave arrebatador das suas cordas vocais, seja pelas baquetas do “seu” Ivan, que segue dando sequência à presença do pai na cena local da atualidade, continua conosco. São pais, filhos e avós, que seguem tendo como mesmo foco de admiração aquele sujeito de estatura avantajada, que nunca abriu mão da sua vocação por dinheiro algum no mundo, e se fez ídolo por aqui.

Um ano passou rápido demais. Mas que se passe mais um, mais cinco, outros dez: Ivo Rodrigues tem cadeira cativa nos nossos corações.



Nesta sexta-feira, no John Bull Music Hall, será realizado um tributo a Ivo Rodrigues, com a presença da Blindagem e convidados.

3 comentários:

  1. Ele morreu numa quinta à noite.
    Saudades... IVO ETERNO

    ResponderExcluir
  2. Errata: agradecendo à atenção do comentário anterior, o texto foi alterado. De todo modo, pedimos desculpas pela falha.

    - Equipe Curitiba Lado B

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...